O meu bebé está quase com um aninho. Faz dia 23 de Agosto.

FALTAM 9 DIAS.


Nasceu à 1:25 da manhã, com 3.345 kg e 47 cm, depois de um trabalho de parto difícil, difícil...
Há um ano atrás, neste dia, já eu esperava e desesperava... será hoje? será amanhã? essas tretas todas. Por esta altura já me doíam horrivelmente as costas, não tinha posição para dormir
Mal eu sabia é que o meu "parto" ia durar quase 72 horas (3 dias)!

Do parto e da MAC não vale a pena falar para não assustar quem ainda não é mãe, mas não tenho NADA de bom a dizer da maneira como fui tratada na Maternidade Alfredo da Costa. Sinto-me envergonhada por viver num país onde não colocam pessoas minimamente humanas numa maternidade onde por dia nascem dezenas e dezenas de bebés.
Na altura em que estamos mais fragilizadas, é quando necessitamos mais de ser tratadas com dignidade.

Sou a favor do parto humanizado. Apesar do meu ter sido tudo menos humanizado.
(Futuras mães : Lutem pelo vosso parto humanizado! É um direito vosso!)

Bem.
O que interessa é que foi um momento muito feliz. A primeira coisa em que reparei, quando o vi, foram as pernas. Não sei explicar porquê, não tinham nada de extraordinário, eram perninhas perfeitinhas como tudo o resto nele, felizmente, mas como ele vinha encolhido e depois esticou-se um pouco, fiquei surpreendida como é que um bebé tão grande estava dentro da minha barriga (não era grande, até era pequenino, minúsculo, um pingente mesmo, mas na altura pareceu-me grande).
Depois ele abriu berreiro e eu deixei de ver tudo à minha volta. Só existia ele.
O Maridão lá cortou o cordão, todo atrapalhado (algo que eu nunca pensei que ele fosse capaz).
Aliás, o Maridão foi um herói naquele dia. Até à hora "H", dizia sempre que não tinha a certeza se queria assistir, que depois logo se via, e não estava muito seguro. Mas na altura, não sei o que lhe deu, quis estar comigo em todas as alturas. Viu TUDINHO, do princípio ao fim, fazia questão de espreitar tudo o que estava a acontecer, sempre curioso e nem uma única vez vacilou. Pelo contrário, teve curiosidade e quis controlar tudo de livre vontade. E eu a pensar que a qualquer momento lhe ia dar uma coisinha má.
Quando o Diogo nasceu, aí sim, ficou meio aparvalhado, estava com uma cara de ébrio que eu nunca tinha visto... A enfermeira levou-o para o medir, fazer os primeiros testes e aquela coisa toda, e recordo a imagem dele a seguir a enfermeira... com cara de parvo, quase a tropeçar nela de tal maneira que estava debruçado, sem tirar os olhos da cria... desapareceu nem num segundo lá para dentro!

São estes momentos cómicos e felizes que ficam, e ainda bem.

Mas este post era suposto ser sobre os mini-preparativos.
Sim, digo mini porque, uma vez que o baptizado acontece dia 5 de Setembro, decidimos que o aninho dele seria uma festa mais discreta.
Até porque planear, organizar e cozinhar para dois "eventos" a acontecerem com 15 dias de diferença seria suicídio. Elementar, meus caros... estou tão de rastos com a organização do baptizado aliada aos meus 2 trabalhos (1 por conta própria e 1 por conta de outrem, sendo que, incrivelmente, o primeiro dá-me mais dores de cabeça) + o trabalho de Mãe (a tempo inteiro), a casa, o Maridão (que tenta ajudar mas às vezes, embora não seja por mal, não ajuda nada) e o trabalho em casa, no qual ando a negligenciar a pilha de roupa que tenho para passar (eu e a Mónica!), entre outras coisas que também se devem sentir negligenciadas.

Portanto, com muita pena minha, não vai haver "festa" com pompa e circunstância nos aninhos, apenas uma "saúde" (nunca percebi estes ditos do meu marido oriundos lá da santa terrinha).

Ainda me convenci durante uns tempos que ia conseguir organizar as duas coisas de igual modo, mas depois percebi que, se num dia útil normal já durmo em média 4-6 horas (6 horas é luxo!!!) e quando saio do trabalho (às 17h30) só me apetece adormecer no primeiro canto que encontrar, seria impossível carregar o meu já sobrecarregado Tico (o Teco foi queixar-se ao programa do Dr. Phil).

Preciso tanto de férias (e só as tenho em Dezembro, se tiver!) que me apetece fugir. Há alturas em que penso que não vou conseguir, que não tenho capacidade, que é muita pressão... Mas a verdade é que lá me vou aguentando, caramba, só tenho 23 anos, e o trabalho dignifica.
Se tenho trabalho a mais, embora desgastante, é muito bom sinal nos tempos que correm, felizmente. E é isso que me dá força...

É sexta-feira e já devia ter saído. Normalmente deixo sempre uns minutinhos para vir aqui desabafar. Sinto-me tão cansada que seria capaz de adormecer aqui e acordar na segunda-feira (lol).

Se pudesse pedir um desejo agora?

Pedia 10 horas de sono seguidas.

Bom fim-de-semana a todos.

2 comentários:

Ena, o teu filhote já tem quase um ano :)
E eu que nunca o vi [será que posso ser processado por causa disto?]
Mas agora que vou ao baptizado do Diogo, sim tou confirmadissimo, mais que confirmado, super confirmado, vou poder ve-lo e babar me um bocadinho ... os bebes sao tao giros :D
Ja tenho indumentaria para o evento, que obedece às regras estipuladas [achei a ideia adoravel], mas tenho uma questao importantissima ... o que é que se oferece num baptismo? Uma conta poupança ao petiz? Uma medalhinha à mãe por aguentar tamanha tarefa sem colapsar?
Ajuda-me!

Ah e eu vou trabalhar para a MAC! Na farmacia deles! Espero sair me bem :)
Mas tenho pena que eles sejam assim tao...menos bons!
Enfim...

Beijinho!

Olá João!
Fico feliz por poderes estar presente no baptizado do Diogo, como o previsto.

Com que então vens trabalhar para perto de mim, hã?

Tenho a certeza que te vais saír com a inteligência e o profissionalismo que te caracterizam tão bem em tudo o que faças.

Quanto ao resto, respondo-te no teu blog.

Enviar um comentário

deixar uma pegada